TOP 5 livros 2018 - Menina Má (5)
Neste ano de 2018 li 24 livros, o que me deixou muito contente porque com a maternidade chegando no meio do ano, achei que não conseguiria ler muito e dois por mês está uma ótima média :)
Desses 24, decidi elencar os 5 melhores e depois falar um pouquinho sobre 3 decepções. Hoje, vou começar pelo 5º livro favorito de 2018.
Desses 24, decidi elencar os 5 melhores e depois falar um pouquinho sobre 3 decepções. Hoje, vou começar pelo 5º livro favorito de 2018.
(Foto: Pausa para um café)
Menina Má já devia ganhar uma posição por aqui só por esta capa maravilhosa da Darkside Books. Além disso, suas edição está primorosa, o que sempre dá uma vontade maior de ler o livro. Se pegarmos a sinopse, nossa curiosidade já é aguçada com a pergunta inicial "Quando nasce a maldade?", mas é no decorrer do livro, na forma como a narrativa é construída que eu fui pega completamente.
A menina má é Rhoda Penmark, uma adorável menininha de 8 anos de idade. Com a premissa da capa e da sinopse, já fica claro que ela não é tão perfeita assim, então a curiosidade reside em entender o que ela vai fazer para dar título ao livro. O desenrolar da história é muito interessante, especialmente quando vamos descobrindo as coisas com a mãe de Rhoda, que é uma personagem essencial no livro, cuja evolução é muito coesa e precisa.
O livro nos faz pensar em psicopatia, sociopatia e também sobre como ele se dá - seria genético? seria uma falha no nosso sistema? tem como evitar? - e faz refletir verdadeiramente sobre o tema.
Vale lembrar que o livro, lançado em 1954, fez um sucesso estrondoso e controverso, ganhando adaptação cinematográfica com direito a Oscar e tudo! É um livro que abriu portas para personagens como Chuck, Dexter e Annabelle existirem e que faz a gente ter um pouquinho de medo da humanidade - além de olhar ao redor com um pouco mais de cuidado rs.
E você? Já leu? Sente vontade? Conhece outra literatura do tipo para indicar?
Comentários