terça-feira, 12 de abril de 2011

insônia

eu não tenho conseguido dormir direito, a insônia anda cada vez mais presente. é só eu fechar os olhos para ver que ela está ao meu lado, me observando. eu sei que a insônia não tem rosto, mas se tivesse, com certeza seria uma mulher, estranhamente bonita, com um cigarro na boca. com uma pitadeira, melhor dizendo. e aí de roupa preta, ela fumaria alguns tragos enquanto me observava, dando um sorriso de canto irônico. completamente irônica sempre, tirando um sarro da minha cara.
e ela teria uma pinta horrível no meio da bochecha, pra me irritar, pra que eu sentisse vontade de tirá-la e não conseguir. pra ela poder me olhar de novo, irônica com as sombrancelhas arqueadas. e, fator importante, a insônia seria uma mulher muda, não falaria nada, por mais que eu quisesse bater um papo com ela. ela escolheria não falar, pra que eu me sentisse sozinha, agoniada.
acho que se a insônia fosse uma pessoa ela teria o poder de aumentar o som das coisas, como o tique do relógio ou o som do motor da geladeira da cozinha.
enquanto abro os olhos ela fingiria sumir, se esconderia em algum lugar da casa, teria superpoderes de invisibilidade também. e aí, assim que eu fechasse os olhos lá estaria ela, ao meu lado, eu sentindo o cheiro insuportável do cigarro enquanto ela dava baforadas na minha cara. e seria só eu abrir os olhos pra ela sumir de novo. eu sentindo claramente a sensação irônica do seu sorriso em algum canto escondido. acho que o som de uma gargalhada abafada no fundo também seria possível.

se a insônia fosse uma pessoa, ela seria viciada em jogo. e o seu preferido seria jogar comigo.

4 comentários:

Ana Lu disse...

Insônia. Ta aí uma coisa que me tira do sério. Você descreveu muito bem, hahaha.
Beijos!

Marina Melo disse...

É muito raro eu encontrar com a mulher insônia... sorte a minha né? Mas tem outras coisas que tiram meu sono, as vezes a angústia, que eu são saberia definir tão bem como vc acabou de fazer, pq cada vez ela aparece de um jeito.
Amiga, terminei o livro ontem! Adoooorei, como todas as suas indicações né. não vejo a hora de começar um próximo...

Gabriela Freitas disse...

"se a insônia fosse uma pessoa, ela seria viciada em jogo. e o seu preferido seria jogar comigo."
Pessoa ela não é, mas que ela joga com todos ela joga. A insônia é bem engraçadinha não é, faz com que a gente pense exatamente naquilo que queremos esquecer. Se ela fosse uma pessoa com certeza seria a mais filha da p* de todas.

Franfs. disse...

Achei tenso! Insônia é muito tensa, na verdade, né?