Top 5 livros 2018 - Mãe fora da Caixa (3)

Sei que essa dica de leitura é restrita a um grupo especial de pessoas - mães! -, mas quem não as conhece, certo? Ano passado eu vivi a loucura da chegada da maternidade e só quem já viveu e passou por ela consegue compreender o tanto de mudança que ela representa. Foi então que minha amiga Fernanda Caldeira (obrigada, Fê) me apresentou essas páginas maravilhosas. 

(Foto: Edílson Dias)

Thaís Vilarinho, a autora do livro, foi um verdadeiro consolo para aqueles dias que nem eu conseguia me entender direito. Li e reli aquelas páginas como se fossem abraços, colo de mãe, veja só, justamente no momento em que me tornava uma. Os dilemas da gravidez, a montanha-russa que é o puerpério, o medo do novo, a vontade de se (re)encontrar, a parte "sombria" da maternidade... tudo é tão bem explorado que pouco consigo explicar. 

Em um mundo onde famosas saem lindas do hospital, colocam fotos com corpos incríveis 30 dias após o parto, campanhas de amamentação falam sobre a importância do leite materno sem destrinchar as dificuldades para que ela de fato aconteça, o livro de Thaís tira o peso. Dá leveza. Nos faz sentir mais humanas e deixar de buscar o inatingível. Ele deu força nos meus momentos de fraqueza e trouxe calma quando eu estava no olho do furacão. Não tem como excluir dessa lista, sendo que virou meu livro de cabeceira - ao qual eu ainda recorro de quando em vez. 

A Thaís tem um insta maravilhoso (@maeforadacaixa) que segue tratando desses assuntos de uma maneira que só ela consegue e eu indico muito a todas as mamães, sejam elas frescas como eu, ou de longa data como a minha mãe. O que sei é que desde que conheci este livro criei uma lei: visita na maternidade só levando-o como presente a tiracolo. 

Comentários

Postagens mais visitadas