relógio

ter um filho é personificar o tempo.

eu sempre disse que o tempo passava rápido, mas não fazia ideia do que dizia até a chegada da minha pequena. ela redimensionou tudo aquilo que eu conhecia - incluindo minhas próprias forças! - mas entre as mudanças mais drásticas, ficou minha relação com o tempo. 

de repente o relógio passa a ser contado pelas mamadas. as fraldas, vejam só, também são indícios dele. faz parte do tempo também os minutos da soneca que ela tira durante a tarde, os segundos que a mamadeira fica no micro-ondas, as horinhas curtas que eu tenho para arrumar a casa enquanto ela não acorda. é nele que penso enquanto dou uma escapadinha no shopping para fazer as compras de Natal, ou quando tento fazer caber em uma hora a depilação, a manicure e a pedicure, pois preciso voltar pra casa e estar com ela. não só preciso. quero.

mas o tempo mostra mesmo sua cara no rostinho dela. quando pego as fotos do seu nascimento e vejo quanto cresceu. quando ela pega com facilidade os brinquedos que ofereço e relembro a dificuldade que era acertar no começo. quando ela vira e desvira na cama com facilidade e eu me lembro de quando comemoramos pois a colocamos de bruços - e ela conseguiu erguer a cabecinha! o tempo se mostra em sua gargalhada, ao entender brincadeirinhas, nos gritinhos e tosses para chamar a atenção. o tempo está nela, em seus muitos centímetros e tantos quilos. o tempo está naqueles olhinhos, que abrem com um sorriso a cada manhã, ao me reconhecer e nos bracinhos que me procuram quando me vê.

caetano não podia descrever melhor: 
"és um senhor tão bonito
quanto a cara do meu filho
tempo, tempo, tempo, tempo
vou te fazer um pedido
tempo, tempo, tempo, tempo..."



Comentários

Dancer disse…
Em primeiro lugar, sou obrigada a dizer que este foi um texto muito gostoso de se ler! Gerou-me imagens tão nítidas (mesmo não sendo mãe) que quase vieram seguidas de cheirinho de bebê!
Mas para além das fofurices, é um delicioso texto sobre a relatividade do do Senhor Tempo e sobre como ele nos toca e ganha importância de diferentes modos, por diferentes - que ironia - tempos.

Postagens mais visitadas