oi, rio

17 de julho de 2012, Copacabana, Rio de Janeiro.

tem três homens correndo para o meu lado direito na praia. um menino aponta para o mar falando alguma coisa para o pai (?) e o mar parece um mundo negro com as bordas brancas, formadas pela espuma do vai e vem das ondas. do meu lado esquerdo tem também uma orla enorme toda iluminada com luzinhas de apartamentos acesos. é noite, e cada uma dessas lampadazinhas me lembra diamante, pedra preciosa e coisa do tipo. vai ver que é porque para mim esse lugar é tipo isso: coisa rara, jóia do tesouro, ouro de mina.
estou aqui há dois dias, mas a cidade já me conquistou. foi o fenômeno dos mais rápidos que já vi acontecer. como a primeira vez que comi temaki de salmão com cream cheese do maki: amor espontâneo. só que mais forte, multiplicado por duzentos e mil vezes superior. eu costumava desdenhar esse lugar. sotaque, vida e um "ah, mas tem favela, não é todo tão bonito assim", quando via todo mundo exaltando na televisão. mas no minuto que pisei os pés aqui vi a coisa se transformar e foi bem antes de eu colocar os pés na areia, foi antes de eu ver o mar, as luzinhas, os homens correndo na praia e o menino conversando com o pai - talvez antes mesmo do avião pousar. gamei. 'paxonei geral'. sempre achei que esses lugares cuja beleza natural é deslumbrante possuem conexão expressa com Deus. quase como se a gente tivesse mais perto dEle. mas aqui o fenômeno é inexplicavelmente grandioso, sinto o tempo todo como se Ele estivesse em mim. sempre converso com Ele, durante o dia, durante a noite, muitas vezes no metrô, no intervalo dos meus afazeres. contando, pedindo, me explicando. mas aqui é quase como se eu não precisasse - Ele está onde estou, dentro dos meus pensamentos, enquanto me assiste e me guarda. 
é tudo precioso. do café da manhã à janta, das ruazinhas pequenas de copacabana cheirando a história aos novos prédios luxuosos da barra, do frescor da vida leve ao sol quente da areia, do sotaque carregadíssimo dox cariocax à multi-super-lingua dos gringos cor de papel (ou seria cor de camarão?) me preenchendo de orgulho com suas camisetas do brasil. do leme ao pontal. 

(realmente, nada igual...)

Comentários

Anônimo disse…
Ai, querida, que bom que tu estás gostando daqui do Rio. Realmente é tri legal!!!

Feliz dia do amigo, querida!!!

Beijo,
www.estanteseletiva.com
LFR disse…
O Rio é absolutamente fantástico, o lugar mais bonito que já vi na vida, vindo antes mesmo de Campos de Jordão.
Tudo é diferente, é bonito e é singular nesse lugar.

Aproveita, Flá. São poucos lugares que nos fazem tirar o fôlego desse jeito!

Beijo :)
Luana disse…
Até eu que sou dessas de fala " mas lá tem muita favela e bla bla" me encatei com o teu texto, é uma bela observação e também uma bela apresentação. Enfim, gamei. Bjs
Laís disse…
Nada igual messsmo ! O Rio é lindo,amo as expressões culturais de lá ( ignorando o funk,claro) , sou particularmente apaixonada pelo jardim botânico ( queria que lá fosse minha casa ,rs ), pelo charme das praias,pelas pedras do Arpoador , Teatro municipal <33 , pelo relevo da cidade,que foi realmente abençoada. Se pudesse sair da universidade já morando em Ipanema, teria planejado meu futuro lá. O mar em si eu acho muito violento,água fria,areia grossa, mas o conjunto praiano é tão belo que não tem importância.E que tal a saúde daqueles homens na orla ? É beleza demais. Sem falar que o clima de lá é tão brasileiro que a gente sempre se sente à vontade. E cá entre nós, negar a beleza do Rio por conta das favelas é só fruto da pontinha de inveja que todos os estados brasileiros sentem. Beijo
Sara Morais disse…
Que coisa mais linda de se ler! Deus se manisfesta em coisas como esta e se faz em nós inexplicavelmente, mesmo!
Um dia eu vou no Rio também... :)
Nina disse…
Nunca fui ao Rio. O meu chefe da livraria é de lá, e também alguns de meus colegas de trabalho. Gostaria muito de visitar essa cidade tropical, purgatório da beleza e do caos. Sorte a sua. Beijos!
Larissa Bello disse…
Moro aqui há 5 anos e entendo o seu encantamento. No entanto, há vários Rios dentro do Rio que correm à margem de uma imagem nunca mostrada. Enfim, não quero quebrar seu encanto. O que importa é o bem que te fez sentir.

Bjos!
Anônimo disse…
Já fui ao Rio é uma realmente uma cidade encantadora. Gostaria muito de voltar mais frequentemente, o que atualmente não é possível, infelizmente. É uma cidade de várias faces; a questão é sempre saber a qual recorrer.

Beijos, querida!
Lari disse…
Lembro que passei as férias no Rio, em Ipanema. É tão gostoso! Saí uma vez às duas horas da madrugada, e o café estava saindo quentinho, acredita? Super movimentado. Não tem como ficar no tédio nessa cidade toda linda. Experimenta ouvir bossa nova: É a cara do Rio de Janeiro, Flá!
Beeijo <3
Rafaela Venturim disse…
Que post mais bacana! Adoro o Rio, apesar de nunca ter, de fato, passado muito tempo lá. É uma cidade BELÍSSIMA de se ver, dá orgulho e uma felicidade que nem dá pra explicar. É uma dádiva!

Beijos
Trauti Lang disse…
Tá, eu sou a única que não vê nada de diferente no Rio :(
Olá, parabéns pelo seu blog!
se você puder visite este blog:
http://morgannascimento.blogspot.com.br/
Obrigado pela atenção
aline disse…
meu sonho é viver nesse lugar! também 'paixonei geral' mesmo sem conhecer as curvas cariocas.
Babi Ferreira disse…
Você está lendo "A mulher do viajante no tempo"!!! Ohnnnn!! O Rio é maravilhoso, né amiga? Parece que quem vive lá tem qualidade de vida, um refúgio fora de casa, na paisagem. Aqui em São Paulo todo mundo fica fechado no seu casulo.. é um pouco triste. Ahh.. te mandei email (leia!! hahaha). Saudades, querida! Beijos, Babi.
Jéssica G. disse…
não posso falar do rio.
nossa paixão ão vai acabar nunca.

um dia me entrego a ele de vez.

Postagens mais visitadas