da minha paixão

sou apaixonada pela paixão das pessoas.

acho incrível o modo como as pessoas falam delas, a maneira como seus olhos enchem de brilho enquanto contam seus detalhes, a forma como a vida ganha cor, espaço, vontade. conheço uma pessoa em um dia e logo passo a procurar nela a sua paixão. por exemplo, minha irmã é apaixonada por cachorros, meu namorado pelo Corinthians, a AnaLú pelo teatro. acho lindo. sabe por quê? porque irradia. faz com que os outros se interessem também, as pessoas compartilham e não sei, parece que a coisa fica grande, enorme, cheia de graça! adoro.
mas durante muito tempo eu não encontrava a minha paixão. é claro que ela existe, e qualquer um que me lê há alguns posts nesse blog sabe que eu sou doida varrida de amor pelo meu namorado, mas não é dessa paixão que eu estou falando. eu falo de algo que me movesse que enchesse meus olhos e me causasse tudo aquilo que eu via nas outras pessoas. e aqui outro dia em casa, eu estava toda envolvida com o tcc e com todo o trabalho (gigante! enorme! sem fim!) que o recheia, quando soltei a frase: "meu Deus, como me faz falta poder ler um livro de cabo à rabo, o quanto eu quiser, de trás pra frente, de frente para trás, sublinhar, anotar pedaços, ah!". e clic! pápum. eu senti a faísca aqui no meu coração. eu senti aqui dentro aquela certeza. é isso.
sou apaixonada por literatura. mesmo! e isso não é de hoje, é de sempre. estou tão acostumada a escutar os outros dizendo "O que você está lendo?" ou "Você hein? Sempre com um livro!" ou ainda "Tem algum livro para me indicar?" e eu nunca havia percebido. todo mundo sabe que eu sou apaixonada por livros, eu mesma sempre soube, mas faz pouco, pouquíssimo tempo que eu entendi que essa é a minha verdadeira paixão. escrever tá ali ó, na segunda colocação raspando, mas ler é o meu negócio. me teletransporta, me preenche a alma, me faz bem. eu surto de felicidade quando leio um bom livro, quando leio um bom texto, um mísero trecho, eu quero contar pra todo mundo, quero que todo mundo saiba, quero compartilhar com geral. é isso. literatura é a minha praia.

e por isso resolvi estender minha esteira na areia, pedir água de coco e tomar um sol. a partir do ano que vem vou me debruçar nela com todas as minhas forças e quem sabe até fazer dela meu ganha pão. mal terminei um tcc, mal estou aguentando uma faculdade e resolvi me meter em outra. quem sabe com ela, vou poder levar a graça dos trechos, o espetáculo da leitura para mais gente, fazer brotar neles (quem sabe?) o que eu mesma vejo. e lá vou eu cheia de coragem, ansiosa, empolgada. estou contando os minutos!

Comentários

Ana Luísa disse…
Mas ler é um espetáculo! E achei super fofo você me citar, comentei com a Anna Vitória (do Soo Contagious!) sobre isso, falei: Minha fama de ser apaixonada pelas coisas está indo além, observe que a Flá citou a IRMÃ, o NAMORADO, e eu!
Aí ela: Mas Ana! Não tem ninguém que se apaixone TANTO pelas coisas quanto você!
E eu ri. Ri porque eu sou assim mesmo, eu me apaixono, e desembesto a falar tanto da coisa, que acabo contagiando. A Renata (do Lonesome Pumpkin) outro dia falou que eu era um perigo, porque quando comecei a falar de Florbela pra ela, ela, que odeia poesia, quase saiu do trabalho direto pro shopping pra comprar todos os livros dela, HAHAHA.
Paixão é muito bom. E literatura também!
Embarque nessa paixão, Flá! Embarcar em nossas paixões é o que nos dá sopros de vida!!
Beijos, linda, adoro você!
Unknown disse…
Nossa!!!! Legal demais seu texto. Me identifico demais com ele!!

"eu quero contar pra todo mundo, quero que todo mundo saiba, quero compartilhar com geral. é isso. literatura é a minha praia."

Verdade absoluta!!!!

Fico feliz que em saber q outras pessoas amam livros também!

:D Bjss!!

Saudades, aparece por la pelo AT!! :D


Bjs
Luna Sanchez disse…
E está feita a magia da paixão!

=)

Compartilho da tua, Flá.

Um beijo.
Gabriela Freitas disse…
Sempre achei literatura incrível, os livros nos trazem uma magia que não há como classificar.
Larie disse…
Esse negócio de procurar a paixão dos outros é bem o que eu faço também.
O visão dos outros, pra mim, é espetacular.
Eu sou apaixonada por música, sabe? E aconteceu um episódio comigo recentemente...
Nunca gostei de Coldplay - porque, na verdade, não conhecia o leque de músicas incríveis deles - e tenho uma amiga que é, digamos, uma fã louca deles. Até aí tudo bem, cada uma no seu quadrado. Eu não gostando e ela amando. Até que ela escreveu um post em seu blog sobre a tal banda e quando fui ler - sem brincadeira - senti a intensidade e o peso que as músicas coldplayanas (?) tem em cima dela, foi lindo. Chorei, pra falar a verdade. Falei a ela que o texto transmitia uma sensação muito boa e bonita. E, hoje, por ironia do destino e por prestar atenção na paixão alheia, meu repertório musical diário contém sempre uma musiquinha do Coldplay. Bacana, né? :)

:**
Lara Mello disse…
Bom mesmo é se ver no outro, e eu me vi aqui, descobrir que gosto de escrever e ano que vem faço meu curso de retorismo, o bom é agente se encontrar sem se preocupar se é por dinheiro, por loucura, e na verdade, é para ser feliz, por amor.. Sorte! :)
Isadora disse…
Não vale a pena viver se não for pra viver apaixonada! Não há nada melhor!

Vale a pena se esforçar pra se apaixonar todo dia, flor ;)
Del. disse…
bem, tenho dúvida se sou mais apaixonada pela música ou pela fotografia. eu costumo dizer que tenho duas grandes paixões.

ah, mas livros também! sempre carrego algum na bolsa; estou sempre lendo.

enfim, seja lá qual for, é ótimo se apaixonar (por alguma coisa, por alguém).

beijo
Lari Pancieri disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari disse…
É sempre boma char a paixão da gente, né? Uma das minhas é literatura também. Eu amo muito livros, ler crônicas e contos. Na escola eu vivia com livros na mão também.
Beeijo.
Estou aqui torcendo que consiga, adoro ler também..

Postagens mais visitadas